Educação permanente aos profissionais da UTI Adulto

profissionais uti red
A educação em saúde é um processo educativo contínuo, de revitalização, com o objetivo de qualificar, reafirmar ou reformular conhecimentos e valores. O atendimento humanizado e o serviço de qualidade são metas do Hospital Santo Ângelo. Pensando assim, a equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pretende transformar o processo de trabalho orientando para a melhoria da qualidade assistencial prestada, num trabalho permanente de atualização e aperfeiçoamento para a melhoria da qualidade da assistência ao paciente.
A enfermeira gestora da UTI Adulto, Geovana Anschau, explica que nos últimos meses foram realizadas várias atividades de capacitação, como parada cardiorrespiratória; importância e técnica de higiene oral; manejo da bomba de retorno venoso; manejo do ventilador mecânico; comunicação de más notícias; evolução e anotações de enfermagem; curativos e prevenção de úlceras por pressão; e higienização das mãos.
ORGANIZAÇÃO DE “TIMES”
Outra ação desenvolvida é a criação dos “times” de segurança, gestão e educação sob a supervisão da médica intensivista, Joise Wottrich, responsável técnica da UTI. Os grupos supervisionados por ela são formados por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e técnicos de enfermagem. Os profissionais reúnem-se periodicamente para tratar de assuntos relevantes para a unidade, discutindo diferentes temas e ações de melhorias.
NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Para a qualificação de serviços do Hospital Santo Ângelo também será a criação do Núcleo de Segurança do Paciente que será coordenado pela Gerente de Enfermagem Maristane Almeida. Neste núcleo todos os setores do hospital serão envolvidos no processo de melhoria da qualidade assistencial.
DIA MUNDIAL DA SEPSE
“Pare a Sepse, Salve Vidas”. Esse foi o slogan do Projeto “Dia Mundial da Sepse” comemorado no dia 13 de setembro. A Sepse é uma infecção generalizada do organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. A sepse pode levar à parada de funcionamento de um ou mais órgãos ou levar à morte, quando não descoberta e tratada rapidamente. Atualmente a sepse é a principal causa de mortes nas unidades de terapia intensiva (UTI). O nosso país tem uma das taxas mais altas de mortes do mundo. Estima-se que 400 mil novos casos são diagnosticados por ano e 240 mil pessoas morrem anualmente.