Farmacêutica explica como funciona a dispensação de medicamentos

Curso de gestante (3)

Farmacêutica Liliane Maroneze

A farmácia é responsável pela dispensação de medicamentos e materiais. O bom funcionamento deste setor é fundamental para a qualidade dos serviços desenvolvidos numa Casa de Saúde. O Hospital Santo Ângelo atualmente conta com duas farmácias: a farmácia central e farmácia do bloco cirúrgico que funcionam 24 horas.

Liliane Maroneze, farmacêutica gestora do setor, explica que na farmácia central é feita a dispensação de medicamentos e materiais para todos os pacientes internados e em atendimento ambulatorial no Hospital Santo Ângelo.
A farmácia do bloco cirúrgico dispensa materiais e medicamentos necessários para realização de todos os procedimentos cirúrgicos ocorridos no HSA.

A farmacêutica explica que há medicamentos que devem ser mantidos em temperatura ambiente (15 à 25ºC) enquanto os termolábeis (sensível ao calor) são armazenados em geladeira em temperatura de 2 à 8ºC.

A equipe é composta por quatro farmacêuticos e 13 atendentes de farmácia.
Os profissionais do setor realizam também o fracionamento, controle de estoque e acondicionamento adequado dos medicamentos e materiais.