Equipe médica capta órgãos de paciente com morte encefálica

DSC_4207 red

Uma equipe de profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO 7)  de Porto Alegre esteve no Hospital Santo Ângelo fazendo a captação de órgãos de uma vítima, de 42 anos, que teve morte encefálica devido a um AVC hemorrágico. Atuaram no procedimento os médicos cirurgiões Juliano Martini e Guillermo Kiss da equipe da equipe de fígado e rins, e o médico Spencer Camargo da equipe de pulmão. Também participaram do processo a enfermeira Ana Paula Ferreira Cielo e o chefe do Centro Cirúrgico do HSA, o médico Armando Maraschin.

Devido ao não funcionamento do Aeroporto Regional de Santo Ângelo, os médicos da capital chegaram primeiramente no Aeroporto de Santa Rosa, por volta das 21 horas. Um veículo foi até o município vizinho buscar os profissionais de saúde. Eles chegarem a Santo Ângelo às 21h45min. O procedimento para a coleta dos órgãos durou cerca de duas horas.

DOADORA
A paciente passou mal e foi conduzida por familiares até o HSA, na noite de sexta-feira, 5. Ela teve parada cardiorrespiratória e acabou internada na UTI. No sábado, 6, às 20 horas, o médico neurologista fez o primeiro teste para verificar a morte encefálica da paciente e foi realizada abertura de protocolo de morte encefálica, assim como comunicada a Central de Transplantes de Porto Alegre. No domingo, 7, foram feitos mais dois testes com neurologista de Passo Fundo e todos eles deram resultado positivo para morte encefálica. Durante os testes também foram feitos exames e encaminhados a Central de Transplantes para verificar se a paciente era uma doadora potencial de órgãos.

Integrantes da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Santo Ângelo realizaram uma entrevista com familiares e falaram sobre o direito da doação de órgãos. Na oportunidade, a família decidiu fazer a doação de órgãos.

CIHDOTT
Desde a criação da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Santo Ângelo, há quatro anos, já aconteceram três captações de órgãos de pacientes com morte encefálica. A CIHDOTT é formada pela coordenadora, enfermeira Denise Guerin, a vice-coordenadora, psicóloga Lucimara Siqueira Carvalho, e a enfermeira Geovana Anschau – representante da OPO (Organização de Procura de Órgãos), além de membros efetivos formados por médico, enfermeiros, psicólogas, assistente social, biomédico e secretária.