Profissionais da Saúde Mental realizam atividades em Entre-Ijuís

RED

No dia 18 de maio, no CAPS Microrregional de Entre-Ijuís, foram desenvolvidas várias atividades em alusão à Luta Antimanicomial. Foram realizadas caminhadas nas principais ruas da cidade. Já no salão de eventos da Secretaria Municipal de Educação foi feita palestra com a psicóloga da Unidade de Saúde Mental de Santo Ângelo, Luciana da Silva, e com a enfermeira do Hospital Santo Ângelo, Sheila Steidl.

Na oportunidade teve a palestra sobre o tema “Reforma psiquiátrica e a importância do cuidado integral em saúde mental”. Na palestra foi apresentado o atual modelo de atenção em saúde mental e sua origem na metade do século XX, impulsionada pelo psiquiatra italiano Franco Basaglia. O profissional fez uma radical crítica ao tratamento oferecido nas instituições psiquiátricas, que teve repercussão no Brasil e no mundo todo. Foi apresentado também um histórico o movimento da “Luta Antimanicomial” e a “Reforma Psiquiátrica” cujo movimento iniciou na década de 1970 por profissionais da saúde mental e familiares de pacientes.

REESTRUTURAÇÃO

Na palestra também foi abordada a “Declaração de Caracas” em que o Brasil tornou-se signátário em 1990, com aprovação da Lei federal 10.216, que dispõe sobre a proteção e garantia dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e o redirecionamento do modelo assistencial de saúde mental. Essa ação originou a Política de Saúde Mental.

A enfermeira Sheila Steidl explicou que essa política possibilitou que o atendimento dos pacientes sejam de curta duração e busca a formação de uma rede que permite ao portador de sofrimento mental uma reabilitação social através do trabalho, cultura e lazer.