Hospital Santo Ângelo

Banco de Sangue abre em horário diferenciado dentro da comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

campanha Banco de Sangue
Com o slogan “Faça a diferença, doe sangue e mude a vida de alguém!”, o Banco de Sangue de Santo Ângelo lançou uma campanha especial alusiva ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta terça-feira, 25. Para marcar essa data, desde a última segunda-feira, o Banco de Sangue está funcionando em horário diferenciado das 7 às 15 horas.
Os doadores que participam da campanha estão ganhando uma camiseta e suas fotos poderão ser divulgadas no Facebook para curtir e compartilhar, conscientizando a respeito deste assunto.
A gestora do Banco de Sangue, a enfermeira Marta Eugênia Perim Motta, explica que essa campanha vem pra conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue. “O ato de doar sangue é um gesto que salva vidas”, frisa.
A biomédica do Banco de Sangue, Patrícia Eich, explica que para doar é necessário ter entre 18 a 67 anos de idade. “As pessoas de 16 e 17 anos precisam ter autorização dos pais ou um responsável na primeira doação. Além disso, para a primeira doação a idade limite é de 60 anos”, salienta.
OUTROS CRITÉRIOS
A pessoa para ser doadora precisa estar em bom estado de saúde (não apresentar sinais de resfriado ou alergias); ter dormido bem à noite; não ingerir alimentos gordurosos ou consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação; não fumar duas horas antes entre outros requisitos.

O candidato a doador fará um rápido exame de hematócrito e passará por uma entrevista sigilosa, visando a proteção de quem irá receber o sangue. O homem pode doar sangue a cada dois meses e as mulheres a cada três meses.
O horário especial de atendimento no Banco de Sangue prossegue até sábado, 29. Depois, o serviço volta ao horário normal, das 7 às 12h30min.
APOIADORES
A campanha conta com apoio da Fruki, Sullab e Contatti, além da médica hematologista Lisoneide Terhorst e o médico oncologista Lourenço Sangói que patrocinaram as camisetas e os lanches.

campanha Banco de Sangue 2
campanha Banco de Sangue 3