Casal percorre 2,5 mil quilômetros para ter gêmeos no HSA devido a UTI Neonatal

O casal Adriano Szelbracikowski e Francieli Buligon Szelbracikowski residem em Luiz Eduardo Magalhães na Bahia. O casal percorreu mais de 2.500 quilômetros para ter os gêmeos Nicoli e Bernardo no Hospital Santo Ângelo devido a estrutura da UTI Neonatal.
Os bebês nasceram no dia 23 de julho, no mesmo dia do aniversário do pai. Nicoli precisou de UTI Neonatal e Bernardo recebeu alta.
Mas antes do nascimento não havia como prever se os dois precisariam de UTI Neonatal ou não. A mãe conta que o médico em Luiz Eduardo Magalhães explicou a situação. Além disso, no município tem apenas dois leitos de UTI para uma população estimada segundo o IBGE de 90 mil habitantes.
Francieli e Adriano tem familiares em São Luiz Gonzaga e então decidiram vir para o Rio Grande do Sul para o momento do parto. “Nós pensamos na filha de 7 anos, em outro local não teria como cuidar dela e dos gêmeos, então nos preparamos para vir para cá junto a nossa família”, explica.
A mãe chegou em São Luiz Gonzaga com 30 semanas e foi atendida por um obstetra de Santo Ângelo, com 34 semanas de gestação nasceram os bebês. Nicoli pesando 1,410 kg e Bernardo 2,500 kg. Por isso, Bernardo recebeu alta, mas Nicoli ainda está na UTI Neonatal.
A mãe conta que o atendimento que recebe do HSA é perfeito e que as funcionárias da UTI Neonatal são muito atenciosas com a família.