abr 23

HSA realiza a IIª Semana Hospitalar da Sanificação, Lavanderia e Costura

Semana

A Gestão dos Serviços de Sanificação, Lavanderia e Costura, com o apoio da Direção, Administração e Gerência de Enfermagem do HSA estará realizando a IIª Semana Hospitalar da Sanificação, Lavanderia e Costura no período de 22/04 à 25/04/2014, no auditório do HSA, às 13 horas cujo objetivo geral consiste na realização de evento próprio em valorização aos funcionários dos serviços de apoio que desempenham função tão importante no serviço hospitalar, o cronograma será o seguinte:

22/04/13- Abertura e Show de Humorcom Getúlio Zborowski.

 

23/04/13- Palestra: Dicas Simples de Primeiros Socorros para qualquer Socorrista (Palestrante Enfº. Alex Martins- EQUIPE SAMU SALVAR)

 

24/04/13- Palestra: Relações Interpessoais e como administrar os conflitos no trabalho (Palestrante: Psicóloga Dra. Carmine Ferrari)

 

25/04/13- Encerramento: Coffe break

OBS: Diariamente, após as palestras será realizado sorteio de brindes entre os participantes

Organização: – Enfermeira Gestora: Rúbia G. dos Santos

                      – Encarregada da Sanificação: Neila Machado

                      – Encarregada da Lavanderia: Tatiane Vargas

                       – Encarregado da Hotelaria: Ademilson Matos

abr 22

Exame NAT aperfeiçoa e qualifica serviços de hemoterapia

Em março a enfermeira e a biomédica do Banco de Sangue do HSA estiveram, por uma semana, no Serviço de Hemoterapia de  Santa Maria,  realizando capacitação com Drª Ana Maria Zimmermann, responsável técnica pelo serviço e treinamento no sistema VGS ( Vigilância em Doação de Sangue e  Órgãos), em Porto Alegre, na Escola de Saúde, qualificando o nosso serviço.

O Banco de Sangue do HSA está em ampla expansão, realizando, a partir do mês de março, conforme determinação do Ministério da Saúde, mais um exame de sangue, além dos já realizados: (chagas, sífilis, HIV, hepatites) nos doadores, o NAT (sigla em inglês para teste de ácido nucléico), que veio para qualificar mais os serviços de hemoterapia.

Trata-se de um exame que permite detectar se um doador de sangue foi recentemente infectado por doenças como AIDS ou hepatites B e C.

Cerca de 5% dos novos casos de AIDS que ocorrem anualmente são causados por transfusões de sangue. No Brasil, o risco de contrair o vírus HIV em uma transfusão é 20 vezes maior do que nos Estados Unidos, onde o exame NAT é usado com mais frequência.

Vamos entender o avanço que o Brasil terá com o NAT: atualmente, o teste de sorologia utilizado na maioria dos hemocentros brasileiros possui uma janela de cerca de 22 dias entre o contágio pelo vírus HIV e sua detecção. Para as hepatites, esse intervalo é de 70 dias.

Com o exame, a janela imunológica (intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus da AIDS e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue) do vírus HIV cai para apenas sete dias e a das hepatites, para 11 dias.

Isso significa que, se uma pessoa foi contaminada por uma dessas doenças e doou sangue na sequência, pode ocorrer do sangue ser repassado para um paciente com a contaminação.

O avanço é explicado porque o NAT investiga a presença do material genético do vírus, e não a presença de anticorpos contra o vírus. Portanto, o exame oferece um encurtamento da janela imunológica, período em que vírus permanece indetectável num indivíduo.

Além de ampliar a segurança das transfusões, a medida diminui as restrições à doação de sangue. Hoje, pessoas que mantiveram relações sexuais com vários parceiros, por exemplo, não podem doar sangue durante um ano inteiro.

Estamos muito felizes com o compromisso assumido pelo Ministério da Saúde, pois, agora podemos fornecer nosso produto com maior garantia e compromisso na qualidade do mesmo.

Pedimos a compreensão dos profissionais colaboradores do HSA, pois estamos em fase de transição para implementar por completo esta nova exigência do Ministério da Saúde, justificando que com o exame NAT vamos qualificar e manter a excelência do nosso produto, dando garantias de saúde ao receptor.

O Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo funciona das 07horas às 12horas e 30min,  de segunda à sábado, para coleta. Realizamos mensalmente, uma média de 250 coletas e 320 transfusões.Dispomos de uma equipe com 12 técnicos em enfermagem, 01 secretária, 01 biomédica,  01 enfermeira e 2 médicos para realizar os trabalhos no setor.

Por que doar sangue

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.

Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Para o doador em geral não há riscos, porém algumas complicações podem eventualmente aparecer: queda de pressão e tontura; hematoma no local da picada; náusea e vômito; dor local e dificuldade para movimentação do braço; desmaios.

Quem pode ser um doador de sangue?

No Brasil, qualquer pessoa pode doar sangue, desde que sejam observadas algumas condições, a fim de garantir a segurança e a qualidade do procedimento: ter entre 16 anos e 67 anos 11meses e 29 dias(doadores entre 16 e 17 anos com consentimento formal do responsável legal); ter peso acima de 50 kg; se homem, não pode ter doado há menos de 60  dias;se mulher, não pode ter doado há menos de 90  dias; não estar grávida; não estar amamentando criança menor de 12 meses; estar alimentado e com intervalo mínimo de duas horas do almoço; ter dormido pelo menos seis horas das 24h que antecedem a doação; não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura há menos de um ano; não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados a menos de um ano; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação; não ser usuário de drogas; não ser portador de doenças infectocontagiosas como sífilis, doença de chagas e HIV (I ou II).

Enfª Marta Perim Motta – Gestora do Banco de Sangue HSA.

abr 17

O HSA deseja a todos uma Feliz Páscoa!

Desejamos a todos os Membros da Diretoria do HSA, Diretores, Médicos(as) e todos os colaboradores(as) uma FELIZ PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO.Paroquia Catedral - Feliz Pascoa 2014

Posts mais antigos «