UTI Neonatal completa 12 anos neste sábado

Direção do HSA com equipe da UTI Neonatal

Atendimento humanizado e atenção integral marcam o trabalho desenvolvido pela Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Santo Ângelo, que completa 12 anos neste sábado 1º de maio. Referência no Estado, a unidade, inaugurada em 2009, conta com 10 leitos para o atendimento de bebês prematuros. Neste período de funcionamento já foram atendidas 2.527 crianças não apenas da região das Missões, mas de outras cidades gaúchas.
O serviço da UTI Neonatal é regulado pela Central de Leitos do Rio Grande do Sul. A unidade atende recém-nascidos em condições delicadas de saúde, incluindo prematuros extremos com peso inferior a um 1,5 quilos. Ao longa desta trajetória, os profissionais tem acompanhado histórias de vida como a da pequena Maria Vithória. O bebê, que nasceu em 2017 com 25 semanas (6,5 meses), pesava 468 gramas – um caso de prematuro extremo que simboliza a vitória de muitas crianças pela vida.
A provedora do Hospital Santo Ângelo, Iara Fortes, destaca a dedicação e o trabalho humanizado dos profissionais da UTI Neonatal. “Contamos com uma equipe altamente qualificada que tem feito a diferença. É gratificante ver crianças, que passaram pela UTI Neonatal, hoje adolescentes saudáveis e crescidos. Isso nos dá muita alegria e orgulho.”
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
A UTI Neonatal conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos pediatras e neonatologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga e oftalmologista. A responsável técnica pela unidade é a médica Silvana Baretieri. Já a coordenadora da unidade é a enfermeira Aline Rebelato que conta com o apoio da gerente de enfermagem, Maristane Almeida.
TECNOLOGIAS LEVES
Além de contar com modernos equipamentos, a UTI Neonatal utiliza tecnologias leves para terapias voltadas ao desenvolvimento dos bebês como o método canguru, o banho de ofurô, a rede, a musicoterapia, a diminuição de luminosidade, o polvo, entre outras. Na UTI Neonatal também são realizados testes do pezinho, orelhinha e olhinho para verificar as condições de saúde do bebê.