Curso de Medicina da Unijuí formaliza interesse de convênio com o HSA

O Hospital Santo Ângelo poderá em breve firmar convênio com o curso de Medicina da Unijuí. O provedor do HSA, Odorico Bessa Almeida, recebeu, na quarta-feira, 16, a visita da reitora da Unijuí, Cátia Nehring, e do grupo técnico da universidade. Participaram do encontro o diretor administrativo, Marcelo Borges, o diretor técnico, Loi Roque Biacchi, o vice-reitor administrativo da Unijuí, Dieter Rugard Siedenberg, a coordenadora pedagógica do curso de Medicina, Heloísa Eickhoff, a procuradora institucional, Cristiane Villa, assim como o assessor de direção do HSA, Fermino Zucoloto Batista, e o coordenador de Departamento Pessoal, Otávio Possebom.

Na ocasião, a reitora explicou a direção do hospital que hoje o curso de Medicina disponibiliza 50 vagas, mas diante da grande demanda, a ideia é ampliar para 80 vagas. Para isso serão necessários 400 leitos pelo SUS na região para realização de estágios. Ela salientou que o curso tem como base o Hospital de Caridade de Ijuí, mas que firmou convênios com o Hospital Bom Pastor de Ijuí e o Hospital de Panambi.
“Tivemos uma interação com a direção do HSA e a nossa perspectiva é fechar parceria, visando a atividade prática de nossos alunos de graduação e buscando também uma alternativa de residência aos nossos futuros profissionais médicos. Nosso objetivo é fechar convênio ainda esse ano e iniciar em 2020 o cronograma de novas residências em ginecologia, obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirurgia geral na região de abrangência da Unijuí”, observou a reitora.
Cátia Nehring, que visitou as instalações do Hospital Santo Ângelo, destacou a boa estrutura da Instituição de Saúde. “A Unijuí é comunitária e vai fortalecer essa relação na região principalmente na área da saúde. O Hospital Santo Ângelo tem uma boa estrutura para que nossos alunos possam realizar estágios e residência médica.”
O provedor Odorico Bessa Almeida, por sua vez, destacou a importância desta parceria a ser viabilizada que reconhece o trabalho desenvolvido na região pelo Hospital Santo Ângelo. “A Instituição de Saúde tem uma excelente estrutura para estágios. Hoje realizam estágios no hospital acadêmicos de enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia e outras áreas, através de parcerias com a URI, CNEC Santo Ângelo, IF Farroupilha, SEG, Senac, entre outros.”