Samu do Hospital Santo Ângelo completa 10 anos

O Samu do Hospital Santo Ângelo completará, neste sábado, 21, 10 anos de funcionamento. Neste período foram registrados 21.703 atendimentos, sendo 11.367 homens e 10.336 mulheres. Desse total de atendimentos, 11.750 foram clínicos e 9.953 traumas.
O serviço funciona da seguinte forma: a pessoa que necessita do serviço pode ligar gratuitamente para o número 192. A ligação e atendida pelo Samu Metropolitano, em Porto Alegre, pela Central de Regulação. A telefonista anota as informações sobre o caso. Os dados são repassados para um médico que analisa e define o tipo de viatura que será encaminhada até o local do socorro. Ao mesmo tempo repassa orientações sobre primeiros socorros para quem fez a ligação.

REGULAÇÃO
O enfermeiro Alex Martins Antunes destaca que o Samu orienta as pessoas que sinalizem o local do socorro para facilitar a localização e agilizar o atendimento. Alex também destaca que, desde 2011, através da resolução 106/2011, está em funcionamento o serviço de regulação inversa, que permite que o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Secretaria Municipal de Saúde e Departamento Municipal de Trânsito possam acionar diretamente o Samu local para a prestação de socorro.
VEÍCULOS
O Samu tem duas ambulâncias, sendo uma Unidade de Atendimento de Suporte Básico (com técnico de enfermagem e condutor) e uma Unidade de Atendimento de Suporte Avançado (com médico, enfermeiro e condutor).
EQUIPE
O serviço tem uma equipe de profissionais altamente qualificada que desenvolve um atendimento humanizado com resolutividade. A equipe do Samu é formada por 9 médicos, 6 enfermeiros, 5 técnicos de enfermagem, 11 condutores de veículos de emergência. O Samu tem como coordenador médico, Flávio Christensen, e como coordenador de enfermagem, Alex Martins Antunes.
EDUCAÇÃO CONTINUADA
O Samu do HSA desenvolve trabalho de Educação Continuada com palestras e treinamentos em Santo Ângelo e outros municípios da região. As equipes repassam orientações de primeiros socorros a empresas, instituições, entidades e escolas.
CAPACITAÇÃO
Um importante trabalho de capacitação vem sendo realizado com profissionais do Samu da área de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, englobando profissionais de Santo Ângelo, Entre-Ijuís, São Borja, São Nicolau, Porto Xavier, Cerro Largo e Guarani das Missões. A capacitação, organizada pela equipe do Samu local, com apoio da direção do Hospital Santo Ângelo, Núcleo de Educação das Urgências, Samu RS, Prefeitura de Santo Ângelo, URI Santo Ângelo, 1º BCom, 11º Corpo Regional de Bombeiros e instrutores convidados. Ao todo são 200 horas de capacitação.