Hospital Santo Ângelo investe em novas tecnologias

O Hospital Santo Ângelo vem investindo em novas tecnologias para garantir agilidade nos procedimentos e mais segurança aos pacientes. Um exemplo deste trabalho foi a aquisição de modernos equipamentos para o Centro Cirúrgico, Área de Diagnóstico e Oncologia que começaram a ser instalados. No total o investimento é de mais de R$ 900 mil em equipamentos e mobiliários com recursos dos governos federal e estadual.

CENTRO CIRÚRGICO

Para o Centro Cirúrgico o hospital adquiriu oito estativas com braços articulados para acoplamento dos equipamentos que garante melhor organização no ato cirúrgico. Ao todo cinco salas de cirurgia estão sendo modernizadas. Estes equipamentos irão melhorar a operacionalização do Centro Cirúrgico, permitindo um espaço maior para a equipe médica atuar durante os procedimentos.

A nova tecnologia vai reduzir o uso de fiação elétrica, mangueiras de oxigênio e ar comprimido que passarão a ser acondicionadas dentro das estativas, aumentando a segurança da sala cirúrgica. Além disso, duas das cinco serão salas inteligentes para cirurgias por videolaparoscopia.

As estativas são do modelo Agila Column da marca Dräger amplamente usadas em grandes instituições de saúde como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, CopaStar, do Rio de Janeiro e Marcelino Champagnat, da PUC de Curitiba.

ÁREA DE DIAGNÓSTICO

A área de diagnóstico também foi beneficiada. O HSA investiu em um novo sistema de digitalização de imagens de raio-X e mamografia. O sistema conta com um digitalizador CR da marca AGFA e uma impressora DRYSTAR para revelação de filmes radiológicos. Na região, hospitais como HCI de Ijuí e Vida e Saúde de Santa Rosa também utilizam esses equipamentos.

CENTRAL DE VÁCUO

Com a ampliação do serviços foi necessário um equipamento mais potente para melhor atender todas as áreas do Hospital Santo Ângelo. Em parceria com a empresa Air Liquide, o HSA está implantando uma nova central de vácuo conectada na rede. O equipamento (um módulo de vácuo medicinal ModulVide) é silencioso e tem um sistema avançado que garante mais segurança na realização dos procedimentos nos pacientes.  Este equipamento vai atender o Centro Cirúrgico, a UTI e as demais unidades do hospital.

ONCOLOGIA

O setor de Oncologia também recebeu investimentos. O hospital adquiriu camas e poltronas elétricas para aplicação de quimioterápicos, dando maior comodidade e mais conforto aos pacientes.