Ministério da Saúde autoriza serviço de Oncologia no Hospital Santo Ângelo

O Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira, 24, no Diário Oficial da União, a portaria 2.614, do dia 22 de agosto de 2018, de habilitação da Unacon (Unidade de Assistência em Alta Complexidade Oncologia) do Hospital Santo Ângelo para atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria foi assinada pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi. A informação é do provedor do Hospital Santo Ângelo, Odorico Bessa Almeida, que destacou que a Casa de Saúde torna-se referência em mais um especialidade, com o quarto serviço de alta complexidade, para mais de 24 municípios da região.

O provedor lembra que essa conquista passou por muitas mãos e que desde 2011 vem sendo desenvolvidas ações para tornar realidade esse projeto. “Nesse período, reunimos documentações, preparamos uma equipe técnica qualificada e construímos uma área física para a Unacon com apoio do Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho e Lions Clubes. A 12ª Coordenadoria Regional de Saúde teve um papel fundamental nesse processo, assim como parlamentares da nossa região”.

O diretor administrativo, Marcelo Borges, por sua vez, salienta que esse novo serviço vai qualificar o atendimento da população. “Isso facilitará o acesso ao serviço de oncologia, evitando o deslocamento de pacientes para outros centros de tratamento”.

Já o diretor técnico, Loi Roque Biacchi, salientou que a conquista da Unacon tem dois aspectos importantes que podem ser destacados: “O primeiro é de que o médico poderá promover atendimento na área de oncologia. O segundo é que o paciente poderá ter acesso a um tratamento humanizado no HSA. A autorização da Unacon representa uma conquista extremamente significativa”.

ESTRUTURA
Para viabilizar o Centro de Quimioterapia foram investidos R$ 500 mil, com recursos do Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho e Hospital Santo Ângelo. Ao todo são 16 peças numa área de 350 metros quadrados. A Unacon conta com sete leitos, consultório, sala de espera, sala de exames, sala de manipulação de quimioterápicos, posto de enfermagem, sala de aplicação de quimioterapia, sala de expurgos, área de limpeza, vestiários e sanitários.

SERVIÇO DE ONCOLOGIA
Lourenço Sangoi é o médico responsável pelo serviço de oncologia do Hospital Santo Ângelo. A unidade realizará 250 consultas mensais, 54 cirurgias oncológicas e 442 sessões de quimioterapia e 1.390 exames. O serviço de oncologia do Hospital Santo Ângelo vai atender pacientes do SUS e de todos os tipos de convênios.

EQUIPE
A Unacon conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico oncologista, cirurgiões, enfermeiras, psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, farmacêutica, técnicas de enfermagem, assistente social e outros profissionais, todos com especialização.

Foto: Cristiano Devicari