Banco de Sangue faz campanha para aumentar doações de sangue

O estoque reduzido de sangue está preocupando o Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo. Em entrevistas na Rádio Sepé Tiaraju AM e na Maisnova FM, a enfermeira gestora do Banco de Sangue, Marta Perim Motta, explicou que teve uma redução do número de doações e aumentando a demanda por sangue, principalmente pelo alto número de acidentes de trânsitos ocorridos nos últimos tempos.
Marta explica que são bem-vindos doadores de todos os tipos sanguíneos, mas em especial do tipo O negativo (considerado doador universal). Ela conta que o Banco de Sangue tem uma média de 150 a 200 doações mensais e precisaria de uma média de 300.
O doador precisar estar em bom estado de saúde e idade entre 16 a 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. No caso de menores de 16 e 17 anos, eles devem ir ao Banco de Sangue com o responsável legal para autorização do procedimento. Os doadores precisam se alimentar antes da doação, mas devem evitar produtos gordurosos. Também não deve fumar duas horas antes da doação e evitar ingestão de álcool por 24 horas.
O Banco de Sangue, localizado na rua Antônio Manoel, funciona de segunda a sábado das 7 às 12h30min. Mais informações pelo telefone (55) 3313 2000.
Foto: Cristiano Devicari