Hospital Santo Ângelo

Equipe da Central de Transplantes realiza captação de órgãos no HSA

Na noite de terça-feira, 6, uma equipe da Central de Transplantes do Estado esteve no Hospital Santo Ângelo efetuando a captação de órgãos. O doador foi um homem de 57 anos do município de Sete de Setembro que teve morte encefálica.
A cirurgia começou às 22 horas e prosseguiu até as 23h40min. No procedimento foram captados os rins e o fígado para transplantes. No processo cirúrgico atuaram o médico Guillermo Kiss, da Central de Transplantes do Estado, e o enfermeiro Éder Cabral, da Organização de Procura de Órgãos (OPO 7).
Também participaram deste processo os profissionais de saúde que integram Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), através da assistente social, Maira Bagatini, e dos enfermeiros Márcio Steinhaus, Paula Queiroz, Cilene Patat, Carline Scherer, Aline Nardes e Luis Fernando Noronha.
O paciente estava internado no HSA desde o sábado, dia 3 de março e sua morte encefálica confirmada no final da tarde de segunda-feira, 5.
Neste procedimento foram realizados três exames no paciente para a confirmação do diagnóstico. Os exames foram avaliados por dois médicos neurologistas.
Desde a suspeita da morte encefálica a Central de Transplantes do Estado foi comunicada sobre o caso. Após os três exames a equipe do CIHDOTT comunicou a família que autorizou a doação de órgãos.
A assistente social, Maira Bagatini, destaca a importante decisão da família, que a exemplo de outras em casos anteriores, decidiu por este gesto de amor à vida, que possibilitará qualidade de vida a pessoas que necessitam de um transplante.