UTI Adulto vence a Campanha de Higienização das Mãos 2017

A UTI Adulto foi a unidade vencedora da Campanha de Higienização das Mãos 2017. Como premiação os integrantes participarão de rodízio de pizza na Pizzaria Don Augusto, na noite do dia 25 de janeiro.
A campanha começou em junho do ano passado na Unidade D. Na ocasião, os organizadores divulgaram que a unidade com maior consumo de álcool gel, espuma higienizadora e sabonete líquido seria a vencedora.
Dentre os objetivos da campanha, a sensibilização e a conscientização dos profissionais de saúde sobre a importância da higienização das mãos para o controle das IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde).
Durante a campanha foram realizadas visitas às unidades de internação, visando mobilizar as equipes para a correta higienização das mãos, promovendo assim a segurança e a qualidade assistencial no tratamento dos pacientes internados
“Essas boas práticas relacionadas à assistência resultaram na redução da mortalidade e a diminuição de custos associados ao tratamento dos pacientes”, destaca a médica Joise Wottrich.
Conforme a avaliação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, o objetivo principal da campanha foi alcançado e os profissionais tiveram um excelente desempenho e comprometimento. “A Campanha de Higienização das Mãos teve um papel fundamental na redução da Taxa de Infecção Hospitalar, que em 2016 foi de 4,6% e passou para 2,8% em 2017”, diz Joise.
A médica Joise Wottrich é responsável técnica da UTI Adulto e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, e Daniele Berwanger é a enfermeira coordenadora do SCIH.
No mês de fevereiro será feito lançamento da Campanha de Higienização das Mãos de 2018. Em breve, serão divulgados mais detalhes desta nova edição.