Médicos participam da palestra "Saúde do Homem"

Aconteceu na noite de terça-feira, 10, a palestra “Saúde do Homem”, promovida pela Agrofel Grãos e Insumos na sede da empresa. Participaram da atividade os médicos Luis Carlos Cavalheiro (secretário municipal de Saúde), Claudio da Luz e José Mustafá. Também presentes na atividade o gerente da Agrofel, Moacir Reis, o provedor do Hospital Santo Ângelo, Odorico Bessa Almeida, entre outros convidados.

Na abertura, Luis Carlos Cavalheiro explicou que os homens a partir dos 40 anos de idade devem procurar os urologistas e salientou a importância da prevenção.
O médico disse que na fase inicial as chances de cura são de 90%.
Cláudio da Luz, por sua vez, destacou que a vida sedentária, hábitos alimentares inadequados e até a genética são algumas das causas do diabetes.
Ele explicou que são dois tipos de diabetes: o tipo 1, uma doença autoimune, que aparece na pessoa ainda jovem; e a tipo 2 que aparece geralmente depois dos 40 anos quando o corpo não produz insulina suficiente. O médico disse que a adoção de hábitos saudáveis como alimentação adequada e exercício físico ajuda no tratamento.
E, por fim, o médico José Mustafá falou sobre obesidade mórbida, os tratamentos e os tipos de cirurgias. Mustafá explicou que o sedentarismo, alimentação inadequada e desequilíbrios hormonais são fatores que causam a o excesso de peso.