Voltando a ver a vida com nitidez

O serviço de média compxxxxxlexidade de oftalmologia do Hospital Santo Ângelo está possibilitando que inúmeras pessoas com problema de visão possam voltar a ver vida com nitidez. Grande número dos pacientes atendidos pelo setor de oftalmologia tem catarata (uma opacidade parcial do cristalino), que pode ser congênita ou na maioria das vezes em decorrência do envelhecimento dos olhos.
Maria Sabedot, 77 anos, de Santo Ângelo, é um exemplo de quem perdeu a visão pela catarata e voltou a ver após a cirurgia. Sua filha, Nailde Sabedot, lembra que a mãe tinha dificuldades no seu dia a dia. “Ela, anteriormente, fez a cirurgia no olho direito e recuperou parte da visão. Desta vez, a cirurgia foi no olho esquerdo. Minha mãe está muito feliz com o resultado”, diz Nailde.
Quem também passou por procedimento cirúrgico no HSA foi Ilca da Conceição Noges, 70 anos, de Guarani das Missões. Há seis meses teve perda parcial da visão e procurou o serviço de oftalmologia do hospital. “É tudo tão difícil quando a gente não pode enxergar. Não vejo a hora de voltar a assistir televisão, assim que me recuperar”, fala emocionada.
Eduardo Corosque Wionczak, 67 anos, de Guarani das Missões, há três anos tem catarata. A esposa Celanir Wionczak relata que o marido, aos poucos, foi perdendo a visão. “Os olhos dele lacrimejavam constantemente. Isso me chamou a atenção. Acredito que esta cirurgia vai resolver não apenas uma dificuldade enfrentada por ele, mas também pela família. Ele dependia de nós devido ao problema de visão. Penso que muita coisa vai mudar a partir de agora”, finaliza.