»

jul 10

Hospital Santo Ângelo realiza 100 cirurgias oftalmológicas mensais

Desde maixxxxxo, o Hospital Santo Ângelo colocou em funcionamento o novo serviço de oftalmologia. Uma equipe com cinco profissionais atende pacientes de Santo Ângelo e outros municípios da área de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O médico coordenador da equipe, Humberto Scheuermann, conta que mensalmente são feitas cerca de 500 consultas e uma média de 100 cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O serviço é viabilizado mediante convênio do Hospital Santo Ângelo com o Estado”, explica.

Scheuermann destaca que o maior número de casos é de pacientes com catarata, mas também engloba outras doenças como, por exemplo, o glaucoma. “Temos uma equipe de profissionais que atuam em grandes centros de saúde do Estado. A catarata é uma das principais causas de cegueira nos brasileiros e que pode ser revertida mediante cirurgia”, explica.

O oftalmologista ressalta que a cirurgia de catarata traz de volta a visão do paciente e reflete na melhoria da qualidade de vida. “Uma pessoa que perde a visão passa a depender dos familiares para fazer as coisas. Quando recupera a visão passa a ter autonomia e independência para realizar suas atividades cotidianas”, salienta Scheuermann.

Humberto salienta que o agendamento é feitoxxxxx via Sistema Nacional de Regulação (SISREG), através da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, e os pacientes são encaminhados pelos municípios.

O médico observa que, além das consultas e procedimentos cirúrgicos, o serviço de média complexidade de oftalmologia do HSA desenvolve um importante trabalho de prevenção da cegueira causada por patologias como a retinopatia diabética e o glaucoma. cotidianas”, diz.

Fotos: Cristiano Devicari