Dia Mundial do Doador de Sangue

XXXNa quarta-feira, dia 14 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de homenagear os doadores de sangue que ajudam a salvar vidas. Neste dia também é comemorado o aniversário do médico e biólogo austríaco, Karl Landsteiner, que conquistou o prêmio Nobel em 1930 pela classificação dos grupos sanguíneos (sistema ABO) e ter descoberto o fator RH.
A doação de sangue por voluntários é fundamental para o funcionamento de um hospital ou um centro de saúde. No município, o Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo conta diariamente com a solidariedade dos doadores.
A gestora do Banco de Sangue, a enfermeira Marta Perim Motta, destaca a importância da doação de sangue que tem sido feita no HSA. “Neste período estamos como os estoques de sangue estáveis, devido às doações feitas por alunos de escolas da cidade”, conta a enfermeira Marta. As doações podem ser feitas no Banco de Sangue, de segunda a sábado, das 7 às 12h30min.  Mais informações pelo telefone (55) 3313 2000.