Curso repassa orientações de saúde para o casal gestante

XXXX
Começou na noite de segunda-feira, 13, no auditório do Hospital Santo Ângelo, o 20º Curso de Casal Gestante. A atividade é coordenada pela enfermeira Camila dos Santos. Ao todo serão cinco encontros com os casais. Uma equipe de profissionais formada por médicos, enfermeiros, psicóloga, fonoaudióloga e psicopedagoga estão repassando orientações para as futuras mamães.

No primeiro encontro, o médico ginecologista e obstetra, Edilson Burmann, explicou as diferenças entre os partos cesáreo, vaginal e instrumentado, assim como falou sobre a higiene geral da gestante e os cuidados no puerpério. Na sequência, a fonoaudióloga Débora Schmidt ressaltou os aspectos da fonoaudiologia para o recém-nascido.
Na terça-feira, 14, foi a vez da enfermeira Aline Rebelato falar sobre saúde bucal e higiene do bebê. Na sequência, a nutricionista Fabiane Dalla Corte explicou detalhes do tema nutrição na gestação. Na quarta-feira, 15, a fisioterapeuta Thayana Feijó falou sobre o trabalho corporal, relaxamento e técnicas da Shantala. Depois, a enfermeira Carmem Marchionatti, repassou orientações para a vacinação infantil.
Já nesta quinta-feira, 16, a enfermeira Daiane Prestes vai orientar como se paramentar para o Centro Obstétrico, assim como explicar detalhes do trabalho desenvolvido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Depois, a enfermeira do Samu, Gisele Siniak, apresentará palestra sobre primeiros socorros.
E, por fim, nesta sexta-feira, 17, a psicóloga Carine Bueno evidenciará os aspectos emocionais na gestação, parto e puerpério. Na sequência a nutricionista, Marilia Sima, vai detalhar como funciona o Banco de Leite Humano do HSA. Enquanto a enfermeira Camila dos Santos repassará orientações em relação aos cuidados com a pós-alta do recém-nascido.
O 20º Curso de Casal Gestante está sendo organizado pelas enfermeiras Maristane Almeida e Camila dos Santos.
Foto: Cristiano Devicari