Técnicos do HSA explicam ações de Segurança no Trabalho aos alunos no IF Farroupilha

0f9ef1ec-cf32-470f-b111-8541aaa4a911Técnicos do Hospital Santo Ângelo ministraram na semana passada palestra para alunos dos cursos técnicos de Estética, Enfermagem e Gerência em Saúde no IF Farroupilha Campus Santo Ângelo. Na oportunidade foi abordado o tema “Saúde e Segurança no Trabalho: um debate necessário do contexto dos serviços de saúde e estética”. A atividade contou com a participação do coordenador do Sesmt, Otávio Possebom, e dos técnicos de Segurança no Trabalho André Blum e Marcelo Padilha. A diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IF Farroupilha, Rosane Pagno, acompanhou a apresentação.whatsapp-image-2016-09-14-at-12-49-21

A palestra teve início com o coordenador Otávio Possebom que explicou mais detalhes sobre as ações desenvolvidas pelo Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt). Otávio ressaltou que o serviço é constituído de um grupo de pessoas especializadas em ações voltadas para prevenir problemas com os funcionários dentro das empresas, visando a integridade física e mental dos trabalhadores durante sua jornada de trabalho. Na sequência foi apresentado o quadro de dimensionamento do Sesmt, conforme a Norma Regulamentadora 4 que apresenta a formação deste serviço, de acordo com o número de funcionários e o grau de risco exposto dentro da sua área de atuação. O coordenador também apresentou as competências estabelecidas a cada profissional que integra o Sesmt.

SEGURANÇA NO TRABALHO

Depois os técnicos de Segurança no Trabalho, André Blum e Marcelo Padilha explicaram a atribuição específica dos profissionais desta área, assim como falaram sobre os acidentes de trabalho, as causas, fatores e condições que podem ocasionar riscos e a legislação específica sobre essa questão. Também explicaram o trabalho desenvolvido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), as atribuições de cada integrante, as obrigações do empregador e do empregado neste contexto, o uso dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual), assim como o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Na sequência, Otávio Possebom salientou que esses programas norteiam toda a ação funcional e ocupacional do colaborador. O coordenador destacou que o Sesmt desenvolve suas atividades baseadas nestes dois programas, bem como a Norma Regulamentadora. Os técnicos do HSA também apresentaram vídeo sobre atitudes que resultam em acidente de trabalho.

Na mesma semana, o técnico de Segurança no Trabalho, Marcelo Padilha, trabalhou com alunos do curso Técnico de Enfermagem o tema “O lúdico como forma de harmonização de assistência e Saúde”, através do projeto Dr. Palhaço.