19º Curso de Casal Gestante do HSA começa nesta terça-feira

REDUC

Nesta terça-feira, 2 de agosto, começa o 19º Curso de Casal Gestante – Projeto Nascer. As atividades prosseguem 3,4 e 9, 10 e 11. Nos seis encontros haverá palestras de médicos, enfermeiros, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga e psicopedagoga. Os encontros começarão às 19h30min e o encerramento será às 22 horas.

No primeiro encontro, 2, a enfermeira Emanoele Busatto vai falar sobre “Saúde Bucal e Higiene Geral do Bebê”. Em seguida, a nutricionista Fabiane Dalla Corte vai apresentar o tema “Nutrição na Gestação”.

Já no segundo encontro, na quarta-feira, 3, o médico Edilson Burmann vai abordar o tema “Cuidados e diferenças entre os partos (partos cesáreo, vaginal, instrumentado, e higiene geral da gestante), assim como cuidados no puerpério”. Em seguida, a enfermeira Gisele Siniak, do Samu, vai falar sobre “Primeiros Socorros”.

No terceiro encontro, na quinta-feira, 4, a médica Camila Copetti, pediatra da UTI Neonatal, apresentará o tema “Febre na criança”. Depois a nutricionista Marília Sima vai falar sobre o Banco de Leite. E na sequência a enfermeira Maria Helena Wolf vai explicar os cuidados pós-alta com o recém-nascido.

No quarto encontro, na terça-feira, 9, a enfermeira Daiane Prestes vai apresentar o tema “Prevenção e Controle de Infecções Hospitalares – CCIH – Como se paramentar no Centro Obstétrico”. Em seguida, a enfermeira da 12a Coordenadoria Regional de Saúde, Carmem Marchionatti falará sobre a vacinação infantil.

No quinto encontro, na quarta-feira, 10, a psicóloga Luciana Silva vai falar sobre “Aspectos emocionais na gestação, parto e puerpério e a fisioterapeuta Thayana Feijó abordará o tema Trabalho corporal, relaxamento e técnicas de Shantala.

E por fim na quinta-feira, 11, a fonoaudióloga, Débora Schmidt, vai ministrar palestra referente aos “Aspectos da fonoaudiólogia para o recém-nascido”. E a enfermeira Camila dos Santos apresentará o tema “Importância da amamentação/técnicas para amamentar”. O cronograma de atividades poderá estar sujeito a alterações.

EQUIPE DO CURSO

O 19º Curso de Casal Gestante do Hospital Santo Ângelo é coordenado pela enfermeira Camila dos Santos e atuam na equipe organizadora as enfermeiras Maristane Almeida e Daniele Berwanger. As inscrições podem ser realizadas até nesta segunda-feira, 1º de agosto, através do formulário de inscrição disponível na internação do Hospital (entrada pela Rua Antônio Manoel). Falar com a Suzana das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17h30min.