Hospital Santo Ângelo

II Fórum Missioneiro de Saúde Mental

reduc

Nesta quinta-feira, 16, no prédio 13 da URI, será realizado o II Fórum Missioneiro de Saúde Mental. Uma ampla programação vai ser desenvolvida ao longo do dia. A promoção do fórum é do Hospital Santo Ângelo em parceria com a URI Campus Santo Ângelo. O evento, que tem como lema “Caminhos para a inclusão do sujeito em sofrimento psíquico grave”, vai reunir profissionais da área da região.

A partir das 8h30min será feito o credenciamento e recepção com café da manhã. E às 9h30min haverá sessão solene de abertura com apresentação cultural. Já às 10 horas, acontecerá palestra com o médico neurologista José Otávio Dworzecki Soares sobre o tema “Doenças degenerativas Crônicas – impacto e planejamento de sobrevida”. O profissional é formado em medicina na PUC RS e neurologia na Santa Casa de Porto Alegre. O médico tem título de especialista pela Academia Brasileira de Neurologia, assim como Fellow em Neuroimunologia no Hospital Clinic de Barcelona.

Já às 11h30min será realizado um debate entre os participantes e na sequência intervalo para o almoço. O Fórum tem continuidade às 13h30min com a médica psiquiatra Mabel Konzen, coordenadora da Unidade de Saúde Mental do Hospital Santo Ângelo. A médica vai falar sobre a “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – a Lei nº 13146/15”. Ela explicará detalhes sobre a questão da inclusão do sujeito com sofrimento psíquico e a lei que foi instituída em julho de 2015 que reconfigura os direitos dos portadores de deficiência física e mental que garanti mais cidadania a essas pessoas.

Na sequência às 14h30min haverá apresentação cultural com o grupo de teatro “Os Sipáticos” do Hospital Santo Ângelo. E às 15 horas terá uma mesa redonda sobre o tema “Tratamento do sujeito em sofrimento psíquico grave e crônico”. A mesa redonda terá como mediadora a médica Greta Nazário Viana, pós-graduada em psiquiatria e terapeuta cognitivo-comportamental e contará com os seguintes nomes: promotor de Justiça do Ministério Público, Júlio César Maggio Stümer da 2ª Promotoria Cível de Santo Ângelo; Lúcia Cunha – médica psiquiatra da psiquiatria judiciária; Mabel Konzen – médica psiquiatra coordenadora da Unidade Saúde Mental do HSA; José Vicente de Alcântara – psicólogo e coordenador do curso de psicologia da URI Campus Santo Ângelo; e Lori Makvitz – psicóloga e coordenadora Municipal de Saúde Mental. Um espaço para debate será aberto para o público a partir das 17 horas e às 19 horas o médico psiquiatra Bruno Guidolin, mestre em gerontologia biomédica, vai ministrar a palestra “Dependência química na terceira idade e outras comorbidades”. O encerramento do II Fórum Missioneiro de Saúde Mental será às 20 horas.

MAIS INFORMAÇÕES
Mais informações pelos telefones (55) 3312 2000; 9692 3554 (Priscila) ou 9655 8073 (Luciana). Na organização do Fórum estão os seguintes nomes: a médica Mabel Konzen, a médica Greta Nazário Viana, a psicóloga Luciana da Silva e a assistente social, Priscila Dekeper dos Santos.

Foto: Cristiano Devicari