Grupo de Estudos: Campanha conscientiza sobre a eficiente higienização das mãos

reduc

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio, o grupo de estudos de enfermagem lançou a campanha sobre a forma mais eficiente de higienização das mãos. O objetivo foi incentivar a higienização eficaz na remoção de microrganismos da flora transitória e da flora residente, diminuindo desta forma o risco de infecções nas atividades hospitalares.

Nos dias 24 e 25 de maio, integrantes do grupo de estudos, juntamente com o técnico em Segurança no Trabalho, Marcelo Padilha (Dr° Leleco), visitaram diferentes setores da Instituição, aplicando a técnica da higienização das mãos. O colaborador vendado, ao invés de usar a técnica com álcool gel, água e sabão, usou tinta guache para ter uma noção exata do processo de higiene das mãos. Também foram confeccionados cartazes da campanha instalados em murais do HSA. No dia da visita às unidades foi disponibilizado aos participantes frascos de álcool gel de bolso para incentivar o uso durante o atendimento dos pacientes.

A enfermeira Daiane Prestes explica que a lavagem das mãos é a medida mais simples para prevenir a propagação de infecções. “O termo lavagem das mãos foi substituído recentemente pela expressão higienização das mãos, devido a maior abrangência deste procedimento. As mãos é a principal via de transmissão de microrganismos durante assistência prestada aos pacientes, pois a pele pode se transformar num reservatório de bactérias. A contaminação pode ser por contato direto (pele com pele ) ou por contato indireto (objetos e superfícies). Devem higienizar as mãos todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde, que mantém contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulação de medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado”, observa Daiane.

HIGIENIZAÇÃO
A higienização das mãos tem por finalidades a remoção de sujidade, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções por contato, assim como prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

GRUPO DE ESTUDOS
Com o objetivo de inovações nas práticas gerenciais e de processos, a equipe de enfermagem, junto a gerência de enfermagem, definiu a formação do grupo de estudo dentro da instituição. A equipe é liderada pela enfermeira Daiane Prestes (atualmente CCIH) e pela enfermeira Geovana Anschau (gestora da UTI Adulto), com suporte da gerência de enfermagem e dos enfermeiros Andreia Bernardi, Daniel Dambros, Camila Santos, Claudiane Escobar, Cristina Meneghete, Marta Motta, Márcia Kohn, Wagner Almeida.

O grupo de estudo busca ajudar na evolução do paciente, discutindo técnicas e processo utilizados pelos colaboradores no hospital. Para isso são desenvolvidos encontros mensais ou quinzenais em mesas redondas, palestras. As ações visam desenvolver medidas de prevenção de infecções na assistência à saúde. É utilizada uma linguagem humanizada e individual, incluindo conteúdos de assistência, educação e pesquisa.