Apresentando a Unidade A

reduc 2

Na Unidade A, localizada no 2º andar do Hospital Santo Ângelo, estão internados e pacientes que realizaram cirurgias. A unidade é composta por 25 leitos, privativos, semi-privativos e enfermarias.

Ao todo atuam na unidade 18 técnicos de enfermagem e uma equipe multidisciplinar e os trabalhos são coordenados pela enfermeira Cristiane Segato.

No local, o paciente é recepcionado por profissionais da unidade que realizam os preparos e exames pré-operatórios de acordo com a solicitação médica prescrita. Essa avaliação necessita de anamnese, exame físico e quando necessário são feitos os exames complementares.

A definição dos exames depende do histórico do paciente e do exame físico. Quando há necessidade também feito o monitoramento das condições clínicas específicas que possam sofrer alterações durante as cirurgias e procedimentos associados.

Após os exames pré-operatórios, o paciente é encaminhado ao Centro-Cirúrgico. Depois, retorna para a Unidade A. Nessa etapa são realizados os procedimentos pós-operatórios.

A equipe de enfermagem atua na prevenção de complicações pós-operatórias, assim como para o alívio da dor e do desconforto do paciente.

Os profissionais de saúde desenvolvem um atendimento humanizados dos pacientes, que permite uma rápida recuperação dos pacientes.