Médico Flávio Christensen fala sobre o câncer de próstata

flavio red
O Novembro Azul é uma campanha que tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância do exame e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que afetam o homem. A primeira campanha do Novembro Azul começou em 2003 na Austrália. E a data oficial que marca a campanha é o dia 17 de novembro. O médico urologista do Hospital Santo Ângelo, Flávio Christensen, diz que quanto mais cedo se descobre o câncer localizado, maiores são as chances de cura.
O diagnóstico precoce faz com que as chances de cura chegam a 90% dos casos. Já as pessoas que estejam há muito tempo doente, a doentes a sobrevida é de 15 anos em 90% dos casos. Conforme o urologista, o índice de câncer de próstata na população em geral é de 1,6 casos para cada 10 homens. No entanto quem histórico familiar da doença, como pai e irmão, o índice pode subir entre 3,2 até 5,4.
Christensen salienta que a incidência do câncer de próstata no homem é mais comum do que o câncer de mama na mulher. Ele explica que hoje é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens, perdendo apenas para o câncer de pele.
O QUE É A PRÓSTATA
A próstata é uma glândula sexual masculina, situada em torno da porção inicial da uretra, que, junto com as vesículas seminais, produz o líquido espermático.
INCIDÊNCIA DO CÂNCER
O homem a partir dos 50 anos de idade deve fazer o exame de próstata via toque ou através do exame de sangue PSA (Prova do Antígeno Prostático). Caso haja alteração com PSA acima de 2,5 o paciente passa a ser suspeita de ter câncer de próstata. Então o médico faz uma biópsia para verificação. O pico da doença é em homens com 65 anos de idade.
DOENÇA
O urologista Christensen explica que nem toda alteração da próstata é câncer. Na maioria das vezes trata-se de um crescimento de próstata que é normal com a idade. Ele conta que o tumor maligno é pequeno e se constitui numa doença silenciosa. Quando apresenta os sintomas já em está em estágio avançado. A descoberta precoce do câncer de próstata, aumenta as chances de cura”, diz Christensen.