Hospital Santo Ângelo

UTI Neonatal realiza banho ofurô para bebês prematuras

O banho ofurô é usado para a higiene de bebês, no dia a dia, substituindo a banheira tradicional, usados em bebês com até os seis meses de idade, e tem como função não apenas a higiene, mas também o relaxamento e a analgesia.

A enfermeira Aline Rebelado explica que, a partir do sexto mês de gestação, os bebês desenvolvem a memória e até os nove meses de vida são capazes de recordar as sensações intrauterinas. Assim, quando entram em contato com a água, logo se lembrarão de um ambiente protegido, aquecido, escuro e da posição fetal em que costumavam ficar.

“Quando o bebê é colocado em contato com a água em uma banheira normal, ele recorda quando estava no útero materno, contudo não reconhece a posição e o ambiente, o que pode ser motivo de insegurança, estresse e até cólicas após o banho”, diz Aline.

BANHO OFURÔ
Pensando nisso, obstetras e enfermeiras em maternidades na Holanda, em 1997, criaram um ofurô, ou banheira terapêutica, capaz de transmitir aos recém-nascimento e lactentes até os 6 meses de idade a mesma sensação do útero materno, tornando o banho um momento prazeroso, de relaxamento e analgesia, melhorando o choro, a agitação, a insônia e também as temidas cólicas.

O banho relaxante ou terapêutico pode e deve ser mais longo, permitindo que o bebê fique mais tempo na água, como ocorre nos banhos de ofurô, nos quais a imersão é feita em água morna. A temperatura deve estar entre 36º e 37 e, como a área de superfície da água é bem reduzida, não esfria tão rapidamente, deixando os pais e os bebês com mais tempo para aproveitar o banho.