Governo do Estado anuncia que vai liberar R$ 6,6 milhões

hesse red

O governador José Ivo Sartori, acompanhado de secretários estaduais e deputados da base governista, anunciou autorização para liberar empréstimos a 245 hospitais filantrópicos do RS – via Banrisul – no valor de R$ 300 milhões para o pagamento de serviços em atraso referentes ao final de 2014 e início de 2015. O provedor do Hospital Santo Ângelo, Bruno Hesse, acompanhou as declarações do governador.

Conforme Hesse, o HSA fará empréstimo no Banrisul no valor de R$ 6.626.523,94 que será pago pelo Estado em 36 parcelas, com carência até janeiro de 2016. “Os recursos destinados ao hospital são referente aos atrasos de repasses do ano passado e início desse ano que deveriam já ter sido pagos pelo Governo do Estado. Esse dinheiro já está comprometido com pagamento de fornecedores e médicos . Também parte deste recurso será utilizado para provisão do 13º dos funcionários do HSA e o restante para amortizar os empréstimos bancários feitos pelo hospital para pagamento de folha de servidores, quando o Estado não tinha ainda repassado recursos de serviços prestados pela Casa de Saúde”, explica.

“O dinheiro que estaremos recebendo, portanto, não é dinheiro novo, mas recursos em atraso. Esse dinheiro será importante para darmos continuidade ao trabalho desenvolvido pela instituição que prima por uma saúde de qualidade para a população não apenas de Santo Ângelo, mas de toda a região”, observa Bruno Hesse.

Hesse disse que está encaminhando nesta semana a documentação necessária para viabilizar a formalização do empréstimo que será pago pelo Estado.