Governo do Estado não repassa recursos e obra é paralisada

Obra dos 58 leitos foi paralisada

Na sexta-feira, 14, os operários da empreiteira Comercial Fagundes LTDA fizeram a concretagem da terceira laje do prédio dos 58 leitos do Hospital Santo Ângelo. Essa ação marcou a paralisação da obra da Casa de Saúde. Quem esteve no HSA nesta segunda-feira, 17, pode apenas ver trabalhadores recolhendo seus materiais e irem embora. Não há perspectiva de quando será retomada a construção.
O provedor lembra que já havia alertado sobre esse risco devido a falta de repasse de recursos pelo Governo do Estado. “Nós recebemos apenas 20% dos recursos previstos de um total R$ 2,3 milhões, ou seja, R$ 400 mil. A empreiteira construiu com capital próprio mais 25% da obra para evitar que ela fosse paralisada. Havia expectativa de que os recursos fossem liberados após os 180 dias do contingenciamento de verbas anunciado pelo governador. O decreto, porém, acabou sendo reeditado por mais 180 dias e a obra foi paralisada. Faltam ainda recebermos duas parcelas de recursos: uma de 70% e outra de 10%

OBRA

De acordo com o coordenador da Obras, Eduardo Limberger, até o momento foi efetuado 45% da obra. Ele conta que na sexta-feira o Hospital Santo Ângelo entregou comunicado a empreiteira Fagundes e a 12a Coordenadoria Regional de Saúde sobre a paralisação da Obras. “Neste mesmo dia, o engenheiro da 12a CRS, Marco Nunes, esteve na obra verificando o que já foi feito no local. Os dados estão sendo utilizados para elaboração de um laudo”, diz.

Limberger conta ainda que toda a parte estrutural do prédio está pronta. “Falta ainda a construção das paredes, a cobertura, a colocação das aberturas e a instalação das redes de luz e água.

PROJETO
O projeto prevê 32 salas nos três andares do prédio, sendo 24 salas específicas para o atendimento de pacientes do SUS, com 58 leitos. Deste total, duas salas serão de isolamento para atender pessoas em situação mais crítica. Com a ampliação, a instituição de saúde passará dos atuais 176 para mais de 230 leitos