Projeto mostra a crianças os “heróis” do mundo real

DSC_0816 red

Mostrar que no mundo real também tem “heróis”. Esse é o objetivo do projeto “Super Heróis”, coordenado pelas professoras Laila Mithieli da Silva e Silvia Furquim do pré do Colégio Teresa Verzeri. Na tarde de terça-feira, 2, equipe do Samu mostrou às crianças um pouco do dia a dia do trabalho desenvolvido em Santo Ângelo.

Diante do olhar atento dos pequenos, os profissionais apresentaram a Unidade de Suporte Básico (ambulância) e os equipamentos utilizados como o desfibrilador automático, bolsa de medicamentos e materiais de ressuscitação cardiopulmonar, talas, colar cervical, prancha rígida onde é colocada a vítima, entre outros. Os integrantes do Samu explicaram ainda como acontece o socorro e os procedimentos adequados no atendimento das vítimas. Depois aconteceram duas simulações de socorros: a primeira de uma criança com problema clínico e outra que sofreu uma queda com lesão.

A professora Laila conta que o projeto surgiu a pedido das crianças e envolve alunos de 4 a 5 anos do pré do Colégio Teresa Verzeri. “O projeto engloba 44 crianças do educandário. Os alunos trabalham nas brincadeiras o imaginário os super heróis das estórias em quadrinhos e da TV. As crianças acreditam em super poderes para fazer o bem. Queremos com esse projeto mostrar aos pequenos que temos nossos “super heróis” na cidade através do trabalho de profissionais como o Samu”, explica.

Laila diz que nesta quarta-feira os alunos estarão visitando as instalações do Corpo de Bombeiros. “A nossa ideia é expandir esse trabalho e mostrar às crianças o trabalho desenvolvido pela Brigada Militar e a Polícia Civil que atuam na nossa segurança”, completa.

REGIÃO
O coordenador do Samu, Alex Martins Antunes, destaca essa importante experiência que tiveram com as crianças do Colégio Teresa Verzeri. “Além desse trabalho com os pequenos, o Samu vem desenvolvendo uma série de atividades educativas em empresas, escolas, entidades e instituições. Os profissionais evidenciam as ações prestadas na prevenção de acidentes e incidentes, assim como o atendimento das urgências e emergências no ambiente pré-hospitalar”, frisa.

Neste ano foram desenvolvidas atividades e capacitações na Brigada Militar, no 1º B.Com (Exército), Secretaria Municipal de Educação de Mato Queimado, Secretaria Municipal de Educação de Sete de Setembro, e demonstrações de primeiros socorros para alunos e professores do Iesa.