Encerrada Semana da Enfermagem do Hospital Santo Ângelo

unnamed (2)Na sexta-feira, 15, teve a palestra com a nutricionista Marília Sima, pós-graduada em Gestão em Saúde de Segurança dos Alimentos. Ela falou sobre o Banco de Leite que vai qualificar ainda mais os serviços desenvolvidos no setor.

Marília mostrou vídeo sobre a importância do aleitamento materno e como vai funcionar o Banco de Leite de Santo Ângelo. A nutricionista explicou que disse que o consumo desse leite pelo bebê traz uma série de benefícios para a saúde. Ela contou que antigamente a maior parte do leite do banco não era de leite humano. Quando havia era comercializado ao preço de 35 dólares o litros. Marília disse que somente depois começou a coleta voluntária e gratuita desse leite. “Um litro de leite materno pode alimentar cerca de 10 bebês num dia”, explicou a nutricionista.

Ela contou que a equipe do Banco de Leite do HSA terá um médico, uma nutricionista, enfermeiro, bioquímico, técnico em nutrição, e auxiliar do Banco de Leite Humano. “A nutricionista terá o papel de capacitar os grupos de apoio e acompanhar todo o processo de coleta, processamento e armazenamento do leite, além do controle de qualidade do alimento”, frisou Marília.

Depois da exposição da nutricionista Marília Sima teve a apresentação do músico Patrício Maicá que cantou grandes sucessos do pai Cenair Maicá.

unnamed

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Durante a quinta-feira, o enfermeiro Rudnei Prusch, estomaterapeuta na empresa Modulus, ministrou palestra sobre “Estomas intestinais, cuidados de enfermagem e indicação dos dispositivos coletores para estomias”. Já na quarta-feira, a fisioterapeuta Tatiane Inácio Cavallini abordou o tema “Cuidados de via aérea no ambiente hospitalar”.

Também teve na segunda-feira, às 13 horas, palestra com o presidente do COREN-RS, enfermeiro Daniel Menezes de Souza, que falou sobre “A evolução da enfermagem no contexto hospitalar”.

A Semana de Enfermagem aconteceu de 11 a 15 de maio no auditório do Hospital Santo Ângelo. Os trabalhos foram coordenador pela enfermeira chefe, Maristane Almeida.