Hospital Santo Ângelo investe em Educação Continuada para atualização de seus profissionais

Hoje, 17 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, que visa conscientizar sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde.
Para minimizar riscos e danos ao paciente, o Hospital Santo Ângelo põe em prática diversas ações que refletem na melhoria da qualidade do cuidado prestado. Entre eles está o projeto de Educação Continuada, que surgiu com o objetivo de manter os profissionais de saúde atualizados para exercerem suas funções com cada vez mais desempenho.
De acordo com a Organização Pan Americana de Saúde (OPS), “a Educação Continuada é um processo permanente que se inicia após a formação básica para capacitar os profissionais frente a evolução técnico-científica e as necessidades sociais”.
A coordenadora da Enfermagem do HSA, Suzete Liques, salienta que “este projeto é de extrema valia para garantir, cada dia mais, a segurança dos pacientes da instituição. Os treinamentos foram realizados pelos enfermeiros aqui da instituição, Alex Antunes, Fabio Escobar, Herman Pard, Marcio Steinhaus e o condutor Jairo Fabiano da Silva. Eles são excelentes profissionais e muito qualificados para compartilhar seus conhecimentos e experiências com toda a equipe de enfermagem”.
Confira os treinamentos da Educação Continuada que foram realizados nas últimas semanas:
• Pronto Atendimento: monitoração hemodinâmica e realização de eletrocardiograma
• Unidade F: sistematização no atendimento a paciente em Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Reanimação Cardiorrespiratória (RCP)
• UTI Neonatal: Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), manobra de desobstrução de via aérea
• UTI Adulto: Pressão Arterial Invasiva (PAI)