Para garantir a segurança do paciente, Hospital Santo Ângelo preconiza adesão à higienização de mãos

Muito utilizadas no contato direto com o paciente, as mãos são o principal meio de transmissão de microrganismos em hospitais. Por isso, a adesão à higienização mantém a segurança e a qualidade da assistência prestada.

Para reforçar a importância da higienização de mãos, a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) do Hospital Santo Ângelo realiza, constantemente, campanhas de conscientização voltadas aos colaboradores da instituição. Nesta quinta-feira (26), foi a vez da Unidade E e da Saúde Mental do HSA participarem das ações propostas.

Em um primeiro momento a equipe do CCIH, composta pelo médico infectologista Sergio David Jaskulki, e pelas enfermeiras Daniele Berwanger e Daiane Prestes, elucidaram sobre a importância do processo e o passo a passo da correta higienização. Em seguida, os colaboradores responderam um questionário referente ao que aprenderam e, após, uma profissional representante de cada área participou do desafio de simular o processo de higienização de mãos. Com os olhos vendados, luvas e tinta guache, elas precisaram seguir os sete passos, demonstrando o quão limpas as mãos podem ficar após a higienização adequada, prática que deve ser adotada por todas as áreas do Hospital para garantir a segurança dos pacientes e colaboradores.

A campanha está sendo realizada desde o mês de julho e visa alcançar todos os setores do Hospital, sejam eles assistenciais ou não.