Ambulatório de feridas do HSA é referência regional

ambulatorio-de-feridas

O ambulatório de feridas do Hospital Santo Ângelo é uma importante referência em curativos especiais na região das Missões. A enfermeira coordenadora da Comissão Interna de Curativos, Daniele Lauxen da Rosa, lembra que devido à grande demanda pelo número de pacientes das unidades que faziam curativos especiais e a necessidade de um trabalho contínuo deste serviço foi criado o ambulatório de feridas em dezembro de 2015. No entanto, a Comissão Interna de Curativos funciona desde 2011.

Daniele explica que com a criação do ambulatório, o serviço que antes atendia basicamente pacientes de Santo Ângelo foi ampliado e passou a abrabnger a região, tornando-se uma referência. “Nos curativos especiais são utilizados produtos específicos para facilitar a cicatrização de feridas. Eles reduzem o tempo de internação hospitalar nos tratamentos de feridas por infecções e amputações”, observa Daniele.

Cada unidade do Hospital Santo Ângelo dispõe de um enfermeiro ligado ao Gepele (Grupo de enfermagem que atua nas lesões de pele) – responsável pelo 3º Encontro Regional de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele do Hospital Santo Ângelo que acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, no Clube Gaúcho.

Daniele Lauxen da Rosa destaca que o encontro é realizado a cada dois anos e tem como objetivo “aprofundar conhecimentos na área da prevenção e desenvolver competências para identificação do risco, avaliação e tratamentos de feridas.”