Equipe da Central de Transplantes faz captação de órgãos

REDUC2

A equipe de médicos da Central de Transplantes do Estado e da Organização de Procura de Órgãos (OPO 7) estiveram nesta sexta-feira, 8, fazendo a captação de órgãos de um jovem de 20 anos no Hospital Santo Ângelo. Os profissionais, que vieram de Porto Alegre, chegaram por volta das 14h40min no Aeroporto Regional de Santo Ângelo. Os médicos foram transportados do aeroporto até a Casa de Saúde por um van disponibilizada pelo Hospital Santo Ângelo.

O procedimento de captação de órgãos iniciou por volta das 15 horas e encerrou às 16h15min. A captação foi feita pelos médicos Juliano Martini Frederico Barth e Fabíola Perin, e a enfermeira Aline Namura. O médico Loi Roque Biacchi e o anestesista Hilbert Gheris do HSA acompanharam os procedimentos. Foram retirados os rins.

DOAÇÃO
Conforme a enfermeira Denise Guerin, coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), o paciente, vítima de acidente de trabalho em Santo Antônio das Missões, estava internado na UTI do HSA. A morte encefálica foi constatada às 18 horas de quinta-feira, 7.

A enfermeira explicou que quando teve a suspeita de morte encefálica foi imediatamente feita abertura de protocolo e comunicada a Central de Transplantes do Estado, a equipe do CIHDOTT do HSA, os médicos de plantão e neurologista. Primeiramente foi feito um teste clínico; seis horas depois o segundo teste clínico. Em seguida realizou-se um exame encefalograma.

A assistente social, Maira Bagatini, por sua vez, que fez o acompanhamento da família, disse que conversou com eles sobre a importância da doação de órgãos. Os familiares decidiram doar os órgãos do jovem que é natural de Santo Cristo.

Fotos: Cristiano Devicari