Hospital Santo Ângelo

Fórum Missioneiro de Saúde Mental discute ações de inclusão do sujeito em sofrimento psíquico grave

reduc
O prédio 13 da URI Campus Santo Ângelo sediou, na quinta-feira, 16, o II Fórum Missioneiro de Saúde Mental. O evento, que teve como lema “Caminhos para a inclusão do sujeito em sofrimento psíquico grave”, foi promovido pelo Hospital Santo Ângelo em parceria com a URI Campus Santo Ângelo. A atividade contou com a presença do provedor do HSA, Odorico Bessa Almeida, assim como da vice-prefeita Nara Damião, do diretor administrativo do hospital, Sidnei Rugeri, do diretor técnico, Loi Roque Biacchi, a vice-diretora clínica, Ângela Karlinski, da gerente de enfermagem, Maristane Almeida, da coordenadora da Unidade de Saúde Mental, a médica psiquiatra Mabel Konzen, a coordenadora de Saúde Mental do município, Lori Makvitz, do coordenador do curso de psicologia da URI, José Vicente Alcântara, e profissionais da área de toda a região.
 
Na abertura, o provedor do HSA, Odorico Bessa Almeida, lembrou que o hospital conta com 21 leitos na unidade de saúde mental, e que a instituição atende 25 municípios da área de abrangência da 12a Coordenadoria Regional de Saúde. “A nossa equipe de profissionais não tem medido esforços para bem atender a nossa população. A saúde é uma área repleta de desafios, tendo em vista a grande demanda de serviços”, observou.
 
Já o coordenador do curso de psicologia da URI, José Vicente Alcântara, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Hospital Santo Ângelo na área da saúde mental. Também salientou a importância da criação do Comitê de Saúde Mental de Santo Ângelo, englobando o HSA, Secretaria Municipal de Saúde, 12a Coordenadoria Regional de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. No fórum também teve as manifestações do diretor técnico, Loi Roque Biacchi, e da Roque Biacchi e da médica Mabel Konzen.
reduc 2
 
PALESTRAS
A palestra de abertura foi com o neurologista o médico José Otávio Dworzecki Soares sobre o tema “Doenças degenerativas crônicas – impacto e planejamento de sobrevida”. O médico falou sobre doenças como Parkinson e Alzheimer e os reflexos e transtornos na vida do paciente, os cuidados necessários, os tratamentos, e o papel da família nesse processo. Na sequência teve um debate entre os participantes.
 
Já à tarde, a médica a médica Mabel Konzen falou sobre a “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – a Lei nº 13146/15”. Ela explicou detalhes da inclusão do sujeito com sofrimento psíquico e a lei instituída em julho de 2015 que reconfigura os direitos dos portadores de deficiência física e mental que garante mais cidadania a essas pessoas.
 
OUTRAS ATIVIDADES
Depois teve apresentação cultural com o grupo de teatro “Os Sipáticos” do Hospital Santo Ângelo. Em seguida, ocorreu uma mesa redonda sobre o tema “Tratamento do sujeito em sofrimento psíquico grave e crônico”, tendo como mediadora a médica Greta Nazário Viana, pós-graduada em psiquiatria e terapeuta cognitivo-comportamental, e com a participação dos seguintes nomes: promotor de Justiça do Ministério Público, Júlio César Maggio Stümer da 2ª Promotoria Cível de Santo Ângelo; Lúcia Cunha – médica psiquiatra da psiquiatria judiciária; Mabel Konzen – médica psiquiatra coordenadora da Unidade Saúde Mental do HSA; José Vicente de Alcântara – psicólogo e coordenador do curso de psicologia da URI Campus Santo Ângelo; e Lori Makvitz – psicóloga e coordenadora Municipal de Saúde Mental.
 
ORGANIZADORES
Na organização do Fórum estiveram os seguintes nomes: a médica Mabel Konzen, a médica Greta Nazário Viana, a psicóloga Luciana Souza da Silva e a assistente social, Priscila Dekeper dos Santos.
 
Fotos: Cristiano Devicari