Hospital Santo Ângelo

Samu realiza oficinas de primeiros socorros a professores do Verzeri

ireduc

Uma equipe de 14 profissionais do Samu/Salvar de Santo Ângelo coordenada por Alex Martins Antunes prestou ontem durante todo o dia orientações aos professores da Rede Verzeri da região noroeste do RS sobre a importância dos primeiros socorros, dentro de um projeto desenvolvido pela Congregação das Irmãs Filhas do Coração Sagrado de Jesus.

Pela manhã, aconteceu a parte teórica com a enfermeira do Samu, Gisele Siniack, que ministrou palestra sobre primeiros socorros. Ainda pela manhã, teve apresentação do “Doutor Palhaço”
interpretada pelo funcionário do Samu, Marcelo Padilha. Já à tarde foram desenvolvidas oficinas práticas de simulação de atendimento onde também atuaram os professores da rede. Ao todo foram três oficinas: a primeira tratou da reanimação cardiovascular em adultos e crianças; a segunda sobre trauma músculo esquelético e choque hipovolêmico (hemorragias); e a terceira sobre imobilização com uso de prancha rígida e utilização de colar cervical. O público-alvo desta ação foi os professores que participaram de atividades lúdicas desenvolvidas pelo Samu.

PREVENÇÃO
Conforme Alex, o Samu preocupa-se com a prevenção e a forma correta de efetuar uma prestação de socorro. “Embora não comum podem ocorrer incidentes dentro do próprio educandário e o quadro de professores tem um papel importante no atendimento da vítima antes da chegada da equipe de socorro”, diz o enfermeiro.

Outro foco deste trabalho do Samu é em relação aos estudantes.
Alex relata que é importante os jovens saberem as ações básicas em casos de situações relacionadas a quedas e desmaios.

Fotos: Divulgação