Hospital Santo Ângelo

Realizado 1º Fórum Missioneiro de Saúde Mental em Santo Ângelo

aaaaa

Mais de 300 pessoas participaram do 1º Fórum Missioneiro de Saúde Mental, realizado no Salão Azul do clube Gaúcho. O evento reuniu profissionais da rede de atenção à saúde de Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, Cruz Alta, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Bossoroca, Entre-Ijuís, Giruá, São Miguel das Missões e outras cidades da região. Também contou com a participação de estudantes de graduação e áreas afins. O fórum foi organizado pela equipe multidisciplinar da Unidade de Saúde Mental do Hospital Santo Ângelo.

O provedor do HSA, Bruno Hesse, o diretor administrativo, Fernando Branco, o médico da Unidade de Saúde Mental, Renalto Salzano, a médica Mabel Konzen, a enfermeira chefe do HSA, Maristane Almeida, e a enfermeira Sheila Steidil integraram a mesa de abertura do evento. Na sequência teve pronunciamento da coordenadora do Saúde Mental, Mabel Konzen e logo em seguida teve o início das palestras.

A primeira palestra foi com Solange Maria Schmidt Piovesan, enfermeira sanitarista, educadora e mestre em Educação nas Ciências, que falou sobre as “Origens do atual modelo de atenção em Saúde Mental”. Na sequência, José Vicente de Alcântara, graduado em Psicologia pela UFRGS e professor da URI abordou o tema “Panorama atual da Rede de Saúde Mental”. Ele destacou o atual quadro da Rede de Atenção Psicossocial e os desafios.

Também teve palestra com a médica psiquiatra Mabel Konzen, e a médica especialista em Psiquiatria e Terapeuta Cognitivo-comportamental, Greta Nazário Viana. Elas falaram a respeito dos “Transtornos psíquicos e crônicos e ressocialização”. Mabel também falou sobre tratamentos psíquicos crônicos e psicoses. Já Greta explanou sobre a situação dos dependentes químicos.

E, por fim, aconteceu a palestra “Implicações do Poder Judiciário com o sujeito em sofrimento psíquico e suas famílias. A primeira parte foi apresentada pelo juiz Luis Carlos Rosa. Já a segunda parte foi apresentada pelo promotor de justiça, Renato Tirapelle, da Promotoria de Justiça Especializada da Infância e Juventude de Santo Ângelo.

EXPOSIÇÃO

Durante o Fórum de Saúde Mental acontece uma exposição de pintura organizada pela artista plástica Lenir Witzke. A profissional atua no Caps 2 e também no Núcleo de Saúde Mental Morada do Sol de ijuí. Ela é responsável pelo trabalho de arteterapia com pessoas que tem sofrimento psíquico.

COMISSÃO ORGANIZADORA

O evento foi organizado pelas enfermeiras Sheila Steidl e Juliana Pires, a assistente social, Priscila Dekeper dos Santos, a psicóloga Luciana da Silva, os monitores Joctã Eliezer Gonçalves e Rodrigo Machado, a técnica de enfermagem Grazi Guancino e Christieli Almeida.

bbbb