Cipa promove 18ª SIPAT no Hospital Santo Ângelo

Diretor administrativo do HSA Fernando Branco
Uma série de ações de formação foi desenvolvida para os colaboradores do Hospital Santo Ângelo, durante a 18ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT). As atividades vêm sendo organizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa) do HSA.
A abertura do evento aconteceu na segunda-feira, 20, com a presença do provedor do HSA, Bruno Hesse, do diretor administrativo, Fernando Branco; do engenheiro de Segurança do Trabalho, Valmir Antunes Ribas. Na oportunidade teve a apresentação teatral com o grupo “Os Cipáticos”, formado por colaboradores do HSA.
Na peça teatral foi apresentada a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIS), através da história de uma paciente que foi fazer consulta de avaliação da aplicação de redo botox e acabou sendo confundida com uma internada que tinha problema respiratório. Atuaram como no elenco de atores Liane do Nascimento (a personagem técnica de enfermagem), Narca Frederich (paciente do botox), João Ramires (Alfredo José); Otávio Possebom (técnico de raio-X), Mauro Nunes (Adenielson Luis), Dani Franco Buzatto (Tentação), Luci Alves (Consciência), Ana Fritzen (Dona Judite), Carlos Augusto de Lima (o porteiro), e na narração da estória Elcione Frederich; Francisco Schaff (sonoplastia) e Adriana Casali Pereira (SIPAT Poderosa) .
PALESTRAS
Também na segunda-feira, 20, ocorreu a palestra “Motivação, saúde e qualidade de vida” com as acadêmicas do curso de Psicologia da URI, Katiele Simionatto e Graciele Barcelos dos Santos. Já na terça-feira teve a apresentação de vídeo clipe evidenciando a importância do uso dos equipamentos de proteção individual na prevenção de acidentes. Em seguida, a advogada Valéria Hennicka ministrou a palestra “Como desenvolver a autoestima”. Na quarta-feira, 22, foi a vez do bioquímico Benoni Squizani falar sobre o tema “Sucesso é disciplina”.
As palestras prosseguiram ao longo da semana. Na quinta-feira, 23, a psicóloga Cirene Mello falou sobre “Como gerenciar o estresse no trabalho”, e, por fim na sexta-feira, 24, o técnico de segurança no trabalho, Marcelo Padilha, interpretando Dr. Palhaço,falou de forma humorada sobre a importância dos equipamentos de proteção individual.
O presidente da Cipa, Otávio Possebom, destaca a importância dessa programação desenvolvida aos colaboradores. “É uma forma de mostrar como é fundamental o uso das EPIS nas ações desenvolvidas no dia a dia”, salienta.

20141023_134243
Presidente da Cipa Otávio Possebom e provedor Bruno Hesse