Hospital Santo Ângelo simula evacuação de pacientes em incêndio

i2

Pessoas apreensivas e fumaça nos corredores da Unidade A enquanto pacientes eram socorridos em quartos do Hospital Santo Ângelo. Esse foi o cenário do exercício simulado de evacuação e abandono de local efetuado pelas equipes de brigadistas da instituição. A atividade marca o primeiro ano de trabalho desenvolvido pela Brigada de Emergência do HSA. Os trabalhos foram realizados pela coordenadora da Brigada, Narca Frederich, o engenheiro de Segurança no Trabalho, Valmir Ribas, e o auxiliar técnico em Segurança no Trabalho, Francisco Schaff.

Na oportunidade ocorreu a simulação de um sinistro na Unidade A com evacuação de pacientes. A atividade utilizou equipamentos que geraram fumaça para tornar mais real o ambiente de um sinistro. Já voluntários atuaram como pacientes, que foram socorridos por integrantes da Brigada de Emergência, formada por colaboradores do HSA. Ao todo três turmas formadas por 30 profissionais atuaram nessa ação.

A técnica em Segurança no Trabalho, Narca Frederich, conta que todos os colaboradores são voluntários e receberam treinamento e capacitação para atuar em situações de emergência, em especial de incêndio. “Os primeiros minutos numa ação de sinistro são fundamentais para evitar uma tragédia. Por isso a capacitação dos brigadistas é fundamental. Hoje temos 114 brigadistas divididos em três turmas, que atuam nas equipes de abandono de área, combate a incêndio, apoio tático e primeiros socorros. Mensalmente realizamos reuniões e debates”, explica.

i4

Vítima sendo atendida pela equipe da Brigada de Emergência do HSA